Tuesday, August 08, 2006

A música do Inimigo e o jantar da angústia...


Volta Sttau Monteiro, estás perdoado!

CDs com discursos do líder do Hizbollah fazem sucesso na Síria (onde poderia ser?)
Segunda-feira 7 de Agosto, 2006 8:57

Por Khaled Yacoub Oweis

DAMASCO (Reuters) - Trechos de um discurso do líder do Hizbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, saem dos alto-falantes da loja de CDs de Tareq Otabashi, na capital da Síria.
Depois de iniciada a ofensiva de Israel contra o Hizbollah, no vizinho Líbano, a figura de Nasrallah passou a alimentar com mais vigor uma indústria de souvenires que produz de fitas e CDs com os discursos dele a cartazes, chaveiros e camisetas.

A fita com a voz do clérigo libanês xiita de 46 anos, que inclui também músicas de combate e canções nacionalistas libanesas, transformou-se em um sucesso de vendas.
"Eu avaliei mal a demanda. Os CDs já terminaram e agora temos apenas as fitas", afirmou Otabashi.

Nasrallah transformou-se em um ícone dentro da Síria. As crianças levantam suas mãos e gritam: "Nasrallah! Nasrallah!", ao brincar no escorregador de um parque da região central de Damasco.

As bandeiras amarelas do Hizbollah e as fotos de seu carismático líder estão por toda a cidade -- nos carros, nas motos da polícia de trânsito, nos prédios do governo, nas casas e nas alas de emergência dos hospitais.

A boate Laterna acrescentou canções do Hizbollah a sua lista diária de músicas dance e disco. E os donos de lojas e barracas de rua dizem que a venda das mercadorias ligadas ao Hizbollah aumentou nos últimos dias, durante os quais o grupo continua sem dar sinais de estar cedendo a uma ofensiva israelense no Líbano.

LÍDER ÁRABE
Novos produtos saem quase sempre que o grupo realiza o que afirma serem operações surpresa contra Israel.

Um dos lançamentos mais recentes da loja de souvenires de Mohammad Ali é um pôster de mísseis do Hizbollah atingindo um navio de guerra israelense ancorado na costa do Líbano -- um ataque que danificou bastante a embarcação.

Ali vende artigos ligados a Nasrallah desde a metade dos anos 1990, quando o Hizbollah enfrentava as forças israelenses estacionadas em uma "faixa de segurança" no sul do Líbano.
Apenas nas últimas semanas, Ali diz ter vendido milhares de pôsteres com várias imagens -- do rosto sereno de Nasrallah até os combatentes do Hizbollah pisando no crânio de soldados de Israel.

"Tenho clientes de todas as seitas e religiões. Nasrallah é o único líder árabe vivo que consegue alguma coisa de verdade. Ele libertou o sul do Líbano de Israel", afirmou Ali.

"A gente pode ver fotos de líderes árabes no Cairo, em Amã e em outros lugares, mas o que eles fizeram? Aqui na Síria ainda vivemos do que conseguimos na guerra de 1973 contra Israel, e aquilo não foi nem mesmo uma vitória", disse.

Uma outra loja de música, a Ashtar, na parte antiga de Damasco, colocou um livro de visitas do lado de fora para que as pessoas escrevam o que acham da resistência libanesa.
......................................................................................................................................................................

"Quando os fuzis dos israelitas falam, os dirigentes árabes mergulham na angústia do jantar de chumbo e pólvora", escrevo eu no diário digital.