Wednesday, July 18, 2007

Centro de Interpretação da Cultura Judaica

Um Centro de Interpretação da Cultura Judaica, dedicado ao médico Isaac Cardoso, que contempla a criação de uma Sinagoga, vai ser construído em Trancoso, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara local.

Segundo Júlio Sarmento, o projecto, da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne, envolve custos da ordem dos 900 mil euros e será concretizado «entre este ano e 2008».

«Estou convencido que até meados de 2008 teremos concluído o Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso», adiantou o autarca, esclarecendo que o espaço é dedicado ao médico judeu-converso que nasceu em Trancoso em 1604.
«Isaac Cardoso foi um grande médico judeu que viveu em Trancoso e depois se deslocou para a Holanda», justificou.
Adiantou que a primeira pedra do equipamento será lançada no dia 12 de Julho, numa cerimónia que contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e do Embaixador de Israel.
O Centro de Interpretação da Cultura Judaica vai ser instalado num edifício a construir de raiz no perímetro do centro histórico de Trancoso, num local conhecido por Poço do Mestre.
«Terá um conjunto de salas para exposições permanentes e temporárias e também para a reposição da cultura judaica que existe em Trancoso, muito documentada, muito dispersa, mas com documentos que são importantes», afirmou Júlio Sarmento.
O autarca social-democrata acrescentou que o imóvel também ficará equipado com a réplica de uma Sinagoga que será utilizada pelos visitantes.«Permite potenciar e valorizar os circuitos de turismo judaico e [os visitantes] terão ali um lugar de visita e também de culto, porque era uma lacuna que havia em Trancoso», reconhece.
«Não sendo possível, até hoje, encontrar a Sinagoga que, do ponto de vista da documentação, existiu em Trancoso, esta réplica da Sinagoga vai permitir que ali se faça, também, com algum recolhimento, o culto judaico dos grupos que visitam Trancoso», acrescentou.
O projecto está integrado no plano «Serra da Estrela Dinâmica», aprovado pelo Governo em Dezembro de 2006, como um Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional.
O plano inclui cerca de duas dezenas de projectos no valor de 100 milhões de euros para executar em dez concelhos da região da Beira Interior até ao final de 2008.
Para dinamizar o turismo judaico nesta zona do país, a Região de Turismo da Serra da Estrela, criou a denominada «Rota das Antigas Judiarias», que abrange as localidades de Belmonte, Covilhã, Guarda, Gouveia, Linhares da Beira, Celorico da Beira, Trancoso, Pinhel e Penamacor