Monday, November 03, 2008

Entrevista Nosso embaixador AARON RAM

Entrevista AARON RAM


O embaixador de Israel em Portugal termina o mandato dentro de dois meses, mas não sem antes negociar a ligação aérea directa entre Tel Aviv e Lisboa.



Numa visita a O PRIMEIRO DE JANEIRO, Aaron Ram abordou toda a instabilidade política em Israel, os conflitos no Médio

Oriente e mesmo as eleições norteamericanas, que se realizam amanhã.



3 Novembro 2008


O embaixador de Israel em Portugal, Aaron Ram, termina o mandato daqui a dois meses, deixando o País após quatro anos, mas sem antes encetar negociações para a ligação aérea directa entre Lisboa e Tel Aviv.

“Em Dezembro vamos começar a negociar a possibilidade de se estabelecer a ligação aérea directa entre os dois países, o que significaria a redução de uma viagem de 10 horas para cerca

de metade do tempo”, apontou Aaron Ram, a O PRIMEIRO DE JANEIRO, seguro de que esta medida implicará “visitas em número muito superior entre os dois países, fomentando o turismo”.

O embaixador considerou que esta será mais uma medida importante para estreitar relações entre Israel e Portugal, que, neste momento, assegura, já são as melhores.

“As relações entre Portugal e Israel são muito boas e isso também já foi dito abertamente por líderes dos dois países. Saio daqui a dois meses da Embaixada de Israel, depois de quatro anos em Portugal, conheci muita gente, em todas as áreas, e sinto que Embaixador de Israel, Aaron Ram, deixa cargo daqui a dois meses com último objectivo traçado.


Eleições norte-americanas

Valores democratas e republicanos são os mesmos

O novo presidente dos Estados Unidos da América – Barack Obama ou John McCain – vai ser eleito amanhã, depois de uma campanha intensa que durou vários meses. Obama tem alguma vantagem e o candidato já fez saber que é necessário defender a integridade de Israel. O embaixador

Aaron Ram manteve, em relação a este tema, uma postura diplomática.

“Os Estados Unidos da América são muito importantes para a estabilidade do Mundo. É um grande país, muito forte e influente. Quem quer que seja o presidente, suponho que vai continuar, à sua maneira, a acalmar as coisas, a contribuir para um Mundo melhor”, apontou, acrescentando:

“A ideologia americana tem fortes valores democráticos e quer uma maior democratização no Mundo. Esses valores são os mesmos quer esteja um democrata (Obama) ou um republicano (McCain) no poder. Os meios podem ser um pouco diferentes, mas os valores são os mesmos. Israel, nesse ponto de vista, é um país democrático no médio oriente. Nesse ponto de vista, qualquer presidente será parte desta sociedade e estou seguro que continuará a contribuir para um mundo melhor, para a Paz, e para tentar acalmar os problemas no médio oriente”.


Crise económica mundial

Israel também está a ser afectado Israel “não é um país isolado”. Por isso, de acordo com o embaixador Aaron Ram, a crise económica mundial está a afectar o país, mas de uma forma menos directa, tal como acontece com Portugal. “Fazemos parte de uma comunidade internacional. As bolsas caíram em todo o lado e causou crise nas empresas. Israel não foi tão afectado como outros países, mas também está a ser. É, contudo, demasiado cedo para dizer como vai ser afectado.


Espero que as medidas ajudem a acalmar o mercado, pois a maioria das empresas são boas. Os Governos estão a ajudar os bancos e esperemos que os danos não sejam muito agudos. Se todos conduzirem a situação como é preciso, as coisas vão melhorar. Vai ser preciso tempo, mas esperemos que as consequências não sejam muito graves e que possamos recuperar rapidamente”, assegurou o embaixador.