Thursday, November 17, 2005

Trabalhos Nossos

Entre outras actividades que iremos divulgando e que realizámos (e já tivemos online num blog que desapareceu como Houdini) e outras mais que temos em agenda e nos preparamos para executar, revelamos, do passado recente:


Serão da Bonjóia Add Image

na Quinta-feira, 22 de Setembro, às 21h00 horas

André Veríssimo
OS JUDEUS E AS JUDIARIAS

A herança judaica transsecular está ainda por ser levantada em todo o País, a integração na sociedade não pode ser feita a qualquer preço e com particular atenção no Norte desde Bragança ao Porto, a Mirandela, Amarante, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Vila Real, Chaves, etc...,e todas as terras de fronteira onde a assimilação dos criptojudeus é nítida. Os ritos, os nomes, as orações estranhas ao meio católico prevalecente são evidentes. A responsabilidade única que tem a nova florescência criptojudaica na socidade actual pela glória do seu passado e o encontro com a sua história e a sua memória são momentos que não se podem esquecer e que tiveram particular vigor no Porto com o Capitão Barros Basto.

André Veríssimo, docente universitário, presidente da kehillah Or aHayim, Associação judaica Luz da Vida – Porto, escritor e ensaísta n’O Primeiro de Janeiro. estará connosco ao serão para nos proporcionar uma viagem à cultura de um povo que connosco compartilha a sua própria identidade.


ENTRADA DA LIVRE

Quinta de Bonjóia, Rua de Bonjóia, 185 - Campanhã - Porto