Wednesday, October 31, 2007

Keren Hayesod

DA DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
Boletim Informativo

No. 392 - 26.10.07


Milhares de famílias israelenses acompanham os novos imigrantes

A Agência Judaica e as empresas Osem e YNet conclamaram as famílias dos israelenses veteranos para se unir ao programa da Agência Judaica, “Juntos, em Casa”, B’bayit B’yachad. Este apelo pede voluntários para acompanhar os novos olim em seus primeiros passos em Israel, ajudando-os a superarem os problemas de integração, burocracia, orientação social, moradia e emprego, entre outros. Até o momento, milhares de famílias veteranas em Israel já se alistaram no programa. Agora, convidamos vocês, também, a fazê-lo!

Ynet 10.09.07 www.ynet.co.il

Dezenas de milhares de novos imigrantes, de todo o mundo, chegam anualmente a Israel. Para constituir um novo lar no país, eles deixam para trás apartamentos, bons empregos, ambientes conhecidos, família e contatos sociais cultivados ao longo de uma vida. Os problemas de integração que os novos imigrantes são forçados a enfrentar nesse estágio de transição não são fáceis. Incluem aprender um novo idioma, encontrar emprego, enfrentar problemas de moradia, estresse financeiro e mesmo as simples tarefas do dia-a-dia, tais como fazer compras de supermercado, abrir uma conta bancária, pagar uma conta de telefone, submeter-se a um check-up médico e muitos outros mais.


Universitários imigrantes e veteranos da Universidade
Hebraica (Cortesia da Agência Judaica)

O processo de absorção envolve isolamento social e alienação ambiental. Os soldados sós, por exemplo, que imigraram a Israel sem a família, geralmente preferem passar os fins de semana em sua base militar, pois não têm familiares aonde passar o Shabat. O trauma do período de transição pode durar vários anos.



Dezenas de milhares de novos imigrantes estão em posição semelhante, em Israel, mas a maioria dos israelenses somente tem contato com eles no supermercado ou no posto de gasolina, mas quase nunca em uma conversa descontraída, na sala de estar de suas casas. Para mudar esse cenário, a Agência Judaica deslanchou o programa “B’bayit B’yachad”, “Juntos, em Casa”.

Ponto inicial de contato

O conceito que sustenta o programa é simples: “casar” famílias de israelenses veteranos com novos imigrantes, visando um relacionamento contínuo, para que a família veterana possa acompanhar os recém-chegados, seja uma família imigrante ou um soldado só, e guiá-los em seus primeiros passos em Israel.

Os membros da família os ajudam a lidar com os problemas de integração ligados à burocracia, busca de emprego e solução de moradia, através da rede de conexões sociais que cada um de nós tem, onde vive. O contato direto que se forma entre as famílias, veteranas e imigrantes, no programa “B’bayit B’yachad”, permite aos imigrantes expandir sua rede social em Israel e se integrar de maneira mais suave na sociedade israelense.


Conexão pessoal através de áreas comuns de interesse

A localização e o alistamento de participantes para o programa “B’bayit B’yachad” são realizados por coordenadores regionais que operam em todo o país. O “casamento“ pessoal entre as duas famílias geralmente é feito após várias reuniões entre grupos de israelenses veteranos e novos imigrantes, mediante os quais as famílias têm a oportunidade de se “escolherem” mutuamente. Mais tarde, após as devidas apresentações, as famílias são acompanhadas e guiadas pelos membros do programa e participam juntas de atividades em grupo, tais como saraus de canto, viagens curtas etc.

O contato pessoal entre as famílias recém-imigradas e as veteranas é alcançado através do pareamento de áreas de interesse comum. Vizinhança, profissão, hobbies, idade dos filhos e idioma de origem são alguns dos pontos de contato inicial entre as pessoas. Os veteranos que tenham interesse em se voluntariar para ajudar os novos imigrantes em áreas mais específicas, sem o envolvimento de sua família, podem se registrar como “voluntários de missão” no programa “B’bayit B’yachad”, isto é, “Juntos, em casa”. Eles podem ajudar os imigrantes a preparara seus currículos, encontrar um emprego adequado, estudar hebraico e outros.



Programa social nacional

“B’bayit B’yachad” não é apenas um programa que conecta pessoas, permitindo que qualquer pessoa estenda a mão amiga a alguém que esteja passando por problemas em sua integração. É, também, um programa social-nacional que visa ajudar na absorção de novos imigrantes, encurtando as distâncias entre os grupos. Ademais, promove o aumento da imigração para Israel, mediante o contato entre os novos imigrantes e seus familiares na Diáspora, que talvez estejam também pensando em emigrar para Israel. O programa dá a famílias de israelenses veteranos a oportunidade de contribuir à sociedade, de se expor a novas culturas e de expandir suas conexões sociais e familiares.


A família Grant com Natalia Hadek, da Ucrânia,
e Kanau Adema e Dabes Chakel, da Etiópia

O programa “B’bayit B’yachad” é supervisionado por um conselho público dirigido por Ofra Strauss. Até hoje, umas 15.000 famílias de israelenses veteranos, famílias de imigrantes e soldados sós já se inscreveram no programa. Cerca de 1.700 voluntários adicionais estão ajudando os novos imigrantes no período de sua integração em base individual.



Campanha pública para alistar mais famílias voluntárias

De modo a expandir o programa, a Agência Judaica e a empresa Osem estão lançando uma ampla campanha pública, na qual as famílias israelenses são convidadas a se unir ao programa “Juntos, em Casa”, através de alistamento voluntário, para acompanhar olim chadashim nos estágios iniciais de sua absorção em Israel.

Como incentivo adicional, a Osem oferecerá um festivo pacote de produtos a todas as famílias israelenses que se inscrevem como voluntárias no programa para acompanhar uma família imigrante.

Postagem: Andre Moshe Pereira, Presidente KOAH, Director Centro de Estudos Israelitas, Porto-Gaia.