Friday, September 15, 2006

Pela primeira vez desde a Shoah três rabinos são nomeados na Alemanha


AFP


13:53 12/09


Mais de 60 anos depois do Holocausto, três estudantes de teologia judaica serão nomeados rabinos pela primeira vez na Alemanha em uma cerimônia que será celebrada nesta quinta-feira na sinagoga de Dresden (leste).

"A nomeação é um passo importante no caminho do renascimento do judaísmo na Europa", destacou o rabino Walter Homolka, diretor do colégio Abraham-Geiger de Potsdam (leste), onde estudaram os três jovens.

Dois dos estudantes, Thomas Kucera e Daniel Alter, assumirão em breve suas funções nas comunidades judaicas da Alemanha, respectivamente na de Munique (sul) e na de Oldenburgo/Delmenhorst (norte). O terceiro, o sul-africano Malcolm Matitiani, trabalhará na Cidade do Cabo.

Trata-se da primeira nomeação de rabinos na Alemanha desde a destruição pelos nazistas da Escola Superior do Judaísmo, em 1942.

O país tem mais de 100 comunidades judaicas com cerca de 105.000 membros. Mais de 60 anos depois da Shoah, as dinâmicas comunidades judaicas estão em um novo desenvolvimento em várias cidades, mesmo que seu número esteja muito longe do que tinham antes da Segunda Guerra Mundial, quando moravam na Alemanha entre 500.000 e 600.000 judeus.