Friday, June 23, 2006

Cuba: homenagem a vítimas do Holocausto

Agência EFE
06:55 22/06

O presidente cubano, Fidel Castro, vai prestar uma homenagem às vítimas do holocausto nazista, segundo informa hoje o jornal israelense "Iediot Aharonot".

Em outubro, numa praça de Havana, o líder cubano vai inaugurar a escultura de uma menorá, candelabro hebraico de sete braços, em memória das vítimas judias do holocausto. A escultura é uma iniciativa do prefeito da capital cubana, Eusebio Leal, historiador da comunidade judaica de Cuba, segundo explicou o líder do Partido dos Aposentados, Rafi Eitan, em declarações ao "Iediot Aharonot". Castro e o rabino-chefe da cidade de Tel Aviv, Israel Lau, assistirão à cerimônia, acrescentou Eitan, que também é ministro do atual Governo israelense. Lau, ex-Grande Rabino de Israel, escolherá os versículos das Sagradas Escrituras que serão inscritos no candelabro, símbolo do Judaísmo e do Estado de Israel. Na década de 70, em solidariedade ao povo palestino, Fidel Castro decidiu romper as relações com Israel, durante uma conferência de países não-alinhados na Líbia. A diplomacia israelense tem ignorado as tentativas de reaproximação de Cuba para retomar relações, o que a imprensa atribui a possíveis pressões dos Estados Unidos.

O candelabro de bronze, com 2,5 metros de altura e 2 metros de largura, será uma obra do escultor israelense Yuri Matzkin, professor da Universidade de Tel Aviv. Leal também desenvolve um projeto para reconstruir vários hotéis que pertenceram a membros da comunidade judaica da ilha, aonde chegaram milhares de judeus europeus que fugiam do nazismo. Eitan, ex-chefe dos Serviços Secretos de Israel (Mossad), possui há anos empresas agrícolas em Cuba, entre elas plantações de cítricos com irrigação, numa superfície de 40 mil hectares, o equivalente à faixa de Gaza. Em 1994, Fidel Castro deu a Eitan uma medalha pela instalação do sistema de irrigação. Além disso, a empresa fundada por Eitan está construindo atualmente 18 edifícios e um centro comercial em Havana.
Postagem: André Veríssimo, Pres. KoaH.