Friday, June 16, 2006

Cozinha por V-P da Or Ahayim



Curso de cozinha do Médio-Oriente
OFER ROSENTHAL

Curso introdutório à cozinha do Médio-Oriente- uma volta ao antigo sentido das viagens entre a gastronomia e os sabores da África do Norte em Marrocos e Argélia através do Egipto com paragem principal em Israel e continuação através da Síria, e Líbano até às montanhas dos Balcãs e Turquia.
Como se trata duma quantitade enorme dos receitas e sabores fortes não queremos sobrecarregar os alunos e o curso vai ser devidido por
Umas sessões:

1. Sessão (vegetariana)- jornada dentro do mágico Grão de bico, o rei da cozinha israelita.
Receitas de sessão - sopa de grão do bico e alho francês, humus- molho de grão do bico, falafel- bolas de grão do bico triturado e frito. Babaganush- molho de sésamo com beringela. Mascausca- mix de humus e tehina em cumprimento com o mítico grão. Sambusak receio de humus- luas de massa recheias de humus e fritas, salada de beringela e pimentos da Tunísia e pimento frito de Marrocos.

2. Sessão (meio vegetariano) dedicada à ascenção de Marrocos em Israel- salada de tomate cozido de Marrocos, azeitonas cozidos. Salada de cenoura cozida de Trípoli. Sopa de legumes e carne (com ou sem carne depende do que queiram fazer as pessoas) servido com cuscus aromático (o rei de cozinha de marroquina-israelita). Musaka com carne ou vegi-birengela cozida em molho de tomate com com ou sem carne. Bolachas marroquinas (levivot batata)

3. Sessão (não vegetariano) hafla de carne- sambusak-massa assada com carne, sinia- carne assada com molho de sésamo. Kewaig- conjunto de legumes e carne típica da Síria. Magadra- arroz muito típico do Médio-Oriente. Tabule- salada de cereais e legumes. Compota de fruta seca.
As listas das receitas nao são 100% definitivas.

Cada aula vai ter 4 pessoas (max. 5) no dia que as pessoas dessa turma escolham ( de preferência às segundas e sextas, a tratar no tempo) 1 sessão cada semana (como se trata de sabores forte e diferentes, chega)

Preço cada sessão e 25 euros (o terçário só custa 32) 2 sessões 45 (50 com o terçário) e 63 por os 3. 45% para estudantes e pensionários.