Friday, February 24, 2006

Shoah e Werner Bab

A Congregação Israelita Paulista (CIP), em conjunto com o Consulado Geral da República Federal da Alemanha, Goethe-Institut São Paulo, Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo e o Centro de Cultura Judaica, irá participar da pré-estréia em São Paulo do filme Períodos da Vida de Werner Bab (Zeitabschnitte), do diretor Christian Ender, em 15 de março, às 19 horas, na Sala Goethe, no Goethe-Institut São Paulo, à rua Lisboa, 974 - Pinheiros.Após a exibição do filme, haverá um debate com o diretor Christian Ender, vindo diretamente da Alemanha para esta apresentação, o rabino Henry I. Sobel e o jornalista Luiz Krausz.O documentário “Períodos na Vida de Werner Bab” (37:39 min) mostra o retrato do sobrevivente do Holocausto Werner Bab e informa sobre as circunstâncias de vida dos judeus a partir do começo da Segunda Guerra Mundial, assim como da vida cotidiana nos campos de concentração, especialmente em Auschwitz.O filme não mostra só um retrato, mas também a história de uma relação especial entre um judeu alemão de 81 anos e um jovem estudante alemão. Christian Ender, que está se doutorando na Universidade Humboldt, em Berlin, e que é o diretor do documentário, acompanhou Werner Bab por três anos para lhe falar sobre a vida dele, para realizar o filme e para seguir a missão coletiva de confrontar as pessoas jovens com a pior parte da história alemã.
Werner Bab e Christian Ender se conheceram no “Jüdisches Museum Berlin”.

Com o seu filme, eles querem provocar um questionamento de como reagir contra o extremismo direito e o esquecimento do Holocausto, assim como a questão de defesa dos direitos humanos e o entendimento entre os povos. Eles esperam que filme incite as pessoas a refletir e discutir sobre estes assuntos para manter a consciência histórica.

Sobre Werner Bab

Werner Bab nasceu no dia 2 de outubro de 1924, em Oberhausen, e viveu em Berlin a partir de 1929. As conseqüências das leis raciais proclamadas em Nürnberg em 1935 e outras leis restritivas tornaram impossível um judeu alemão frequentar as escolas públicas. As circunstâncias obrigaram-no a ir – depois de uma curta temporada em Schneidemühl - a um internato para crianças judias em Stettin.Por causa da detenção de todos os professores e o encerramento do internato depois da “Reichskristallnacht”, em novembro de 1928, Bab voltou para Berlin. Depois de uma tentativa de fugir de uma possível deportação; em 1942 ele foi detido pela Gestapo na fronteira da Suíça e foi entregue ao campo de concentração de Auschwitz. Ainda que Bab já tivesse sido selecionado para “o tratamento especial aniquilamento por gás” ele sobreviveu.

O filme Desde 2005, várias apresentações e depoimentos aconteceram em lugares diferentes: Jüdisches Museum Berlin, Humboldt Universität Berlin, St. Michaels Kirche Göttingen, Yale University USA, Goethe Institut Santiago - Chile e o Museum of Tolerance New York.Além disso, o filme também já faz parte da coleção de vários arquivos, por exemplo do Holocaust Center of Northern Califórnia, de Simon Wiesenthal Center Los Angeles, Yad Vashem em Jerusalém e do Holocaust Memorial Museum Washington."

Werner Bab e Christian Ender se conheceram no “Jüdisches Museum Berlin”. Com o seu filme, eles querem provocar um questionamento de como reagir contra o extremismo direito e o esquecimento do Holocausto, assim como a questão de defesa dos direitos humanos e o entendimento entre os povos. Eles esperam que filme incite as pessoas a refletir e discutir sobre estes assuntos para manter a consciência histórica.