Monday, February 06, 2006

Nos 70 anos da CIP

Pela primeira vez em sua história, a CIP receberá uma orquestra sinfônica do Estado de São Paulo. Trata-se da Orquestra “Jazz Sinfônica”, que se apresentará no dia 19 de fevereiro, às 18h30. E não é para menos, afinal este evento abre as comemorações dos 70 anos da CIP.
Para o maestro Marcelo Ghelfi, diretor musical da CIP, que também atua como arranjador e pianista da Orquestra “Jazz Sinfônica”, um dos diferenciais desta orquestra, que já tem 15 anos de existência, é sua preocupação com a memória, recriação e produção da música popular, em especial a brasileira. “Além de possuirmos composições e arranjos escritos especialmente para nós, o que a torna inédita é a sua formação nos moldes clássicos aliada a uma big-band popular fantástica!”, destaca.

A “Jazz Sinfônica” que, segundo Ghelfi, é a única nas Américas que se dedica à música popular – especialmente à popular brasileira - é formada por 80 músicos, além de uma equipe de arranjadores que escreve as partituras para acompanhamentos de artistas e eventos específicos, como acontecerá na CIP.

Cyro Pereira, arranjador dos festivais da Record nos anos 60 e fundador da “Jazz Sinfônica” é o compositor residente. O maestro João Maurício Galindo, regente titular há cinco anos, assumiu em 2005, o cargo de diretor artístico, e tem o maestro Fábio Prado como regente assistente.

No programa que a “Jazz Sinfônica” apresentará na CIP, estão os hinos nacionais do Brasil e de Israel (Hatikvá), uma suíte de G. Guershwin, assinada por Cyro Pereira, outra suíte com temas judaicos que está sendo composta por Ghelfi, entre outras composições. O ingresso será 1 kg de alimento não-perecível.

Cabalat Shabat recordou vítimas do nazismo,em 27/01

O dia 27 de janeiro foi designado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como “Dia Internacional de Recordação das Vítimas do Holocausto”. A Congregação Israelita Paulista (CIP) e a B’nai B’rith do Brasil marcarão a data com um Cabalat Shabat Especial, na sinagoga da CIP, em 27 de janeiro, às 18h45. Para o presidente do Rabinato da CIP, rabino Henry I. Sobel, “precisamos aprender as lições do Holocausto e fazer tudo que está ao nosso alcance para impedir que tais atrocidades se repitam no futuro”.


No programa que a “Jazz Sinfônica” apresentará na CIP, estão os hinos nacionais do Brasil e de Israel (Hatikvá), uma suíte de G. Guershwin, assinada por Cyro Pereira, outra suíte com temas judaicos que está sendo composta por Ghelfi, entre outras composições. O ingresso será 1 kg de alimento não-perecível. O dia 27 de janeiro foi designado pela Assembléia Geral das Nações Unidas como “Dia Internacional de Recordação das Vítimas do Holocausto”. A Congregação Israelita Paulista (CIP) e a B’nai B’rith do Brasil marcarão a data com um Cabalat Shabat Especial, na sinagoga da CIP, em 27 de janeiro, às 18h45. Para o presidente do Rabinato da CIP, rabino Henry I. Sobel, “precisamos aprender as lições do Holocausto e fazer tudo que está ao nosso alcance para impedir que tais atrocidades se repitam no futuro”.

Segundo Goldstein, “enquanto os líderes de países declaram que o Holocausto não existiu e outros líderes evitam comentar ou responder, a ONU em votação histórica, com o voto do Brasil, aprovou o Dia Internacional do Holocausto, reconhecendo o inesquecível episódio. Nós devemos, com apoio e sensibilidade de todos, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que tal acontecimento nunca mais tenha a oportunidade acontecer”.