Friday, December 23, 2005

WUPJ

O World Union of Progressive Judaism tem como uma das suas principais missões assegurar a continuidade de uma vida judaica autêntica não apenas em Israel e nos Estados Unidos, bem como no restante do mundo. Para que este objectivo seja cumprido, o WUPJ desenvolve diferentes programas destinados a áreas específicas de actuação na América Latina incluindo países como Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e a região das Caraíbas.

Em 2002 após uma visita à América Latina, foi criado o grupo Yad B’Yad Task Force, liderado por Jerry Tenenbaum. Nesta época a crise económica na região agravava-se, especialmente na Argentina, atingindo boa parte da comunidade judaica pertencente à classe média.
No princípio, o grupo providenciou alimentos, roupas e remédios para as famílias que passavam por dificuldades. Desde então fundos são arrecadados e investidos em projectos sociais e educacionais da Fundación Judaica, com sede em Buenos Aires.

A iniciativa mais recente da Yad B’Yad Task Force, através da representante para o Brasil, Lenore Mass, é o apoio financeiro para o Projecto AVIV da CIM Congregação Israelita Mineira, em Belo Horizonte, Brasil.

O rabino Joel Oseran, Vice-Presidente da WUPJ enfatiza a importância da educação judaica. Cita como exemplo o apoio ao projecto da Escola Arle Fern, que atende cerca de 600 jovens estudantes da comunidade judaica de Buenos Aires. O WUPJ, através do Yad B’Yad Task Force e do Judaísmo Progressista da América do Norte, assumiu o compromisso de prover fundos para bolsas de estudos, programas de alimentação e ajuda financeira para profissionais da área de educação especial.