Wednesday, January 27, 2010

HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO EM RECIFE

FIQUE POR DENTRO

HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO EM RECIFE

A Confederação Israelita do Brasil e a Federação Israelita de Pernambuco vão realizar no dia 27 de janeiro cerimônia em Recife para marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e será realizado na Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, fundada no século 17.
Em 2005, a ONU instituiu o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, homenagem a ser realizada na data em que tropas soviéticas entraram no campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai comparecer pelo quinto ano consecutivo à cerimônia de 27 de janeiro. Autoridades políticas, sociais e religiosas, de diferentes tendências, também estarão presentes.
Realizada em anos anteriores em São Paulo e no Rio de Janeiro, a cerimônia vai ocorrer na Sinagoga Kahal Zur Israel, que hoje abriga um centro cultural e se transformou num dos principais pontos de visitação da capital pernambucana.
A sinagoga, cujo nome significa Comunidade Rochedo de Israel, funcionou no século 17, durante a ocupação holandesa em Pernambuco, e seu prédio foi recuperado há cerca de oito anos, a partir de uma parceria entre a Fundação Safra, Ministério da Cultura, Prefeitura do Recife, Federação Israelita de Pernambuco e Confederação Israelita do Brasil.
CONIB CONVIDA JAQUES WAGNER
PARA CERIMÔNIA EM RECIFE

NOTA: O presidente Moshe Prera e a comunidade Or ahayim  celebram em comunidade o dia do Holocausto em memória das vítimas judias e outras do odioso regime nazista.

Bem hajam e a todas as comunidades judias do mundo.