Thursday, June 19, 2008

Parashá Shelách

Nessa Parashá lemos sobre um dos momentos mais triste de nossa história. O povo judeu estava prestes a entrar em Eretz Israel e pediu para mandar “espiões” para verificarem se ela era segura e confiável para habitar.Hashem consentiu e doze líderes, um de cada tribo, foram escolhidos para fazer a “pesquisa”.

Eles voltaram e falaram mal da terra, fazendo o povo chorar, deixando D’us muito triste por terem questionado ou duvidado da palavra divina (que os mandou até lá). Como conseqüência, receberam o castigo divino: todo o povo ficaria no deserto por 40 anos, até toda a geração morrer, por não merecerem entrar na Terra prometida.

Os comentaristas questionam o motivo desse castigo ser tão severo, pois, como vimos, no fim da Parashá anterior, a irmã de Moshé falou mal dele (líder do povo judeu), e recebeu como castigo ficar uma semana afastada do acampamento, atingida pela lepra. Será que falar mal de uma terra com pedras e árvores é mais grave do que falar mal do maior líder espiritual que já existiu?

O rabino Neventzal escreve em seu livro,sobre a Parashá, que com isso aprendemos uma grande lição em relação as atitudes das pessoas tanto negativas quanto positivas. As atitudes são divididas em duas partes:

Na ação em si, ou seja, se a pessoa vai fazer algo positivo e receber méritos por isso , ou algo negativo e perder a oportunidade de receber esse mérito.
Na intenção da pessoa ao fazer alguma coisa, sendo positiva ou negativa.
Se uma pessoa tem uma atitude negativa e sua intenção foi positiva, essa pessoa se enganou e se arrependerá para não fazer de novo. Se uma pessoa tem uma atitude negativa e sua intenção também era negativa, nesse caso as conseqüências serão completamente diferentes, pela vontade de fazer algo errado.

Foi exatamente essa a diferença entre o pecado de Miriam, e o pecado dos espiões.A irmã de Moshé não tinha a intenção de prejudica-lo e sim estava mencionando um fato em que ela não o compreendia. No caso dos espiões ,eles não queriam entrar na terra por medo de perderem suas posições de líderes e compensava mais ficar no deserto e não na terra prometida. Portanto, eles tinham a intenção de falar mal da terra e acabaram recebendo conseqüências tão duras pela sua atitude.

Que com essa lição tão importante possamos aprender a ter sempre intenções positivas e, dessa forma, receber sempre méritos por nossas atitudes e chegar, o mais rápido possível, à Terra Santa.

Shabat Shalom!