Monday, June 02, 2008

O Exemplo Israelita

Gilad Japhet
Fundador e director executivo

O percurso de Gilad Japhet na alta tecnologia ilustra bem a sua orientação para a excelência. Na BRM Technologies, adquirida pela Symantec, dirigiu a unidade de investigação de anti-vírus, em cuja função supervisionou a análise dos vírus de computador e desenvolveu algoritmos para combater esses vírus. Na BackWeb Technologies, uma empresa com infra-estrutura na Internet, teve um papel preponderante primeiro como arquitecto de produto e, mais tarde, como chefe da gestão de produto. A sua contribuição foi fundamental para o sucesso da oferta pública inicial (IPO) no NASDAQ. Trabalhando fora da sede da empresa em San Jose, na Califórnia, foi pessoalmente responsável por alguns êxitos de distribuição junto de clientes-chave como a Goldman Sachs, Schlumberger, Nortel e outros, e foi por duas vezes nomeado o Profissional Mais Valioso (MVP-Most Valuable Professional) do ano. Foi ainda chefe de gestão de produto nas recém-criadas SpearHead Technologies e Picatel Systems, antes de fundar o MyHeritage.
Japhet é um genealogista experiente, contribuindo para o MyHeritage com uma combinação única de visão, paixão e experiência em desenvolvimento de software profissional e em genealogia. O seu sonho está por detrás da concepção do MyHeritage.
Formou-se em Ciências da Computação no Technion, Instituto Tecnológico de Israel, tendo-se licenciado com a classificação de Muito Bom com distinção e louvor presidencial.

Sueli Tolub
VP de I&D

Sueli Tolub conta com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de produto e em gestão de organizações I&D.
Antes de ingressar no MyHeritage, Sueli Tolub foi directora geral e vice-presidente da ClearForest, uma empresa de soluções para tratamento de informação empresarial, recentemente adquirida pela Reuters. Anteriormente, desempenhou os cargos de vice-presidente de I&D na divisão APM da VERITAS Software, Ltd., onde estabeleceu o novo grupo tecnológico, e de directora geral e vice-presidente de I&D na Mercado Software, uma empresa de soluções inovadoras em pesquisa e 'merchandising'.
Antes de entrar para a Mercado, teve um mandato de cinco anos na BackWeb Technologies (NASDAQ: BWEB) como vice-presidente de I&D e também como vice-presidente de Worldwide Services.
Antes da BackWeb, Sueli Tolub trabalhou na Scitex Corporation, uma empresa na área das artes gráficas, onde desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da linha de produto da estação de trabalho da Scitex, uma solução pioneira e líder de mercado na indústria das artes gráficas.
Sueli Tolub tem uma licenciatura e um mestrado em Ciências da Computação pelo Technion, Instituto de Tecnologia de Israel, tendo-se formado com a classificação de Muito Bom com distinção e louvor.



Nir Sharony
Director tecnológico
Nir Sharony possui uma capacidade prodigiosa para o desenvolvimento de produto e esta tem sido fundamental para o sucesso do MyHeritage.
Muito experiente em metodologias de programação avançadas, ocupou cargos superiores de desenvolvimento na RADVISION (NASDAQ: RVSN), OmniSky (adquirida pela Earthlink) e Picatel Systems. Conta já com treze anos de experiência em Padrões de Design, Design de Objectos Orientado e metodologias de programação avançada.
Formou-se na Universidade Hebraica de Jerusalém e detém uma licenciatura e um mestrado em Ciências da Computação. Sharony co-representou a Universidade Hebraica de Jerusalém na International Computerized Trading Agent Competition de 2003, e participou como independente em 2004, tendo recebido galardões pelo seu trabalho.


Uri Gonen
Director de I&D

Uri Gonen é um especialista em arquitectura de software complexa e em desenvolvimento e gestão de produto, com mais de doze anos de experiência. Sendo um antigo membro das BackWeb Technologies (NASDAQ: BWEB), uma empresa com infra-estrutura na Internet, Gonen constituíu um contributo essencial para o sucesso da respectiva oferta pública inicial (IPO). Antes da BackWeb, ocupou posições-chave na empresa incubadora israelita e empresa de risco, a BRM Technologies, onde esteve envolvido no desenvolvimento e gestão de software e no desenvolvimento do negócio, tomando parte activa na construção de novas empresas com infra-estrutura na Internet.
Formou-se na Universidade Hebraica de Jerusalém e detém uma licenciatura em Ciências da Computação e Matemática e um mestrado em Ciências da Computação.

Guy Shalev
Director do RIA

Guy Shalev é responsável pelo RIA (Rich Internet Applications) no MyHeritage, incluindo o Ajax, o Flex e o Flash. Sendo um especialista em design e desenvolvimento de aplicações para a Internet, Guy Shalev contribui com um profundo conhecimento e capacidade de desenvolvimento ímpar das novas tecnologias de interfaces de utilizador que vêm surgindo.
Antes de se juntar ao MyHeritage, Guy Shalev era o director técnico da Puzzlehead Ltd., uma firma de desenvolvimento e design de interfaces de utilizador inovadoras, onde era responsável pelo desenho e implementação de projectos de interfaces de utilizador avançadas para empresas líder em alta tecnologia como a NICE Systems, a Amdocs, a Actimize e a Oberon Media.
Ainda antes da Puzzlehead, Shalev foi o chefe de I&D (Investigação e Desenvolvimento) da agência de publicidade TBWA Digital, onde chefiou a definição e o desenvolvimento de soluções em larga escala para a Internet e de sistemas de 'back office' (gestão de apoio).
Formou-se no Technion, Instituto de Tecnologia de Israel, tendo-se especializado em robótica e electrónica.


Shmulik Albo
Director criativo

Shmulik Albo é responsável pelo design gráfico da linha de produtos MyHeritage, incluindo o sítio na Internet, interfaces do utilizador e aplicações Flash.
Possui dez anos de experiência em análise, design e produção de interfaces complexas para uma ampla gama de plataformas. Antes de vir para MyHeritage, Albo foi Director de arte na Puzzlehead Ltd., onde se especializou no desenho de interfaces de utilizador gráficas. Software líder no mercado, produzido por empresas de alta tecnologia de relevo como a Amdocs, NICE Systems, Comverse e Actimize baseiam-se em interfaces de utilizador gráficas desenhadas por Shmulik Albo. O seu portfólio de designs diversificados inclui aplicações profissionais para a Internet, utilizadas actualmente por empresas como a Bell e a British Telecom.
Formou-se na Ascola School of Arts & Design, com um diploma em Design de Comunicação Visual.

Chris Shearer Cooper
Arquitecto de genealogia

Chris Shearer Cooper iniciou a investigação da sua ascendência em 1986 e foi um precursor na utilização da Internet para mostrar informação genealógica interactiva. Passou a chefiar equipas de engenheiros e de arquitectos de software em vários continentes, em empresas nomeadas pela 'Fortune 500' e em empresas novas, em diversos campos, incluindo sequências de ADN, bases de dados de emergência em segurança pública e navegação em cirurgia das articulações.
Tendo regressado à genealogia em 2001, tornou-se o arquitecto e principal programador do software de sucesso Family Tree Legends, adquirindo uma experiência única no desenvolvimento de potentes programas de genealogia que se mantêm simples e fáceis de utilizar. Entrou para o MyHeritage após a aquisição da Pearl Street Software e, no MyHeritage, Chris continua na manutenção e desenvolvimento do Family Tree Legends, bem como no avanço do produto Family Tree Builder.
Shearer Cooper formou-se na Universidade do Colorado, tendo-se licenciado em Engenharia Eléctrica e Ciências da Computação, obtendo ainda um certificado em Engenharia de Software.

Gal Cohen
Director científico

Gal Cohen contribui, no MyHeritage, com competências de programação e desenho algorítmico superiores, e mais de quinze anos de experiência, sendo o responsável pela tecnologia de reconhecimento facial da empresa.

É formado pelo prestigiado programa Talpivot e, no serviço militar, chefiou uma equipa de investigadores no campo dos algoritmos de decisão e combinatórios.
Foi arquitecto de software no grupo BRM, entre 1991 e 2000, onde liderou a área técnica de várias novas empresas, incluindo a MediaPath, a IP Highway e a DeliverEx, e foi programador principal da linha do anti-vírus da BRM. Entre 2000-2005, Gal Cohen geriu e implementou projectos de software para importantes empresas de alta tecnologia israelitas, incluindo a Vyyo, a Digital Fuel e a ITG Israel.
Triplamente licenciado com distinção em Matemática, Física e Ciências da Computação pela Universidade Hebraica de Jerusalém.

Ran Peled
Arquitecto sénior

Ran Peled é perito em desenvolvimento de software de empresas e de áreas críticas, com mais de 22 anos de experiência.
Enquanto arquitecto sénior e director de desenvolvimento na Proficiency, uma empresa líder em soluções de interoperacionalidade CAD, chefiou o grupo de desenvolvimento de infra-
-estruturas da empresa. Nessa função, representou também uma força motriz na introdução de métodos de desenvolvimento Agile na organização.
Antes da Proficiency, Peled desempenhou várias funções em arquitectura de software e gestão na BackWeb Technologies (NASDAQ: BWEB), uma empresa com infra-estrutura na Internet, onde liderou as integrações com os parceiros de produto SAP e TIBCO e foi responsável pela arquitectura de componentes no âmbito da linha do produto.
Anteriormente à BackWeb, deteve diferentes cargos na Advanced Technologies LTD e na Defesa israelita e fez parte do desenvolvimento da próxima geração de um sofisticado sistema de Comando, Controlo e Investigação para os serviços de investigação classificada israelitas.
Ran Peled é licenciado em Ciências da Computação e Física pela Universidade Bar Ilan de Israel.

Simon Levene
Membro do Conselho de Administração

Simon Levene entrou para a Accel tendo passado mais de uma dúzia de anos a trabalhar com a Internet, média e comunicações. As suas áreas de especialização englobam o cliente, Internet (meios e infraestruturas), programação e serviços.
Antes de ter entrado logo para a Accel, Simon Levene trabalhou durante quatro anos como gerente do Corporate Development do Yahoo!, onde foi um líder principal da criação na estratégia internacional da empresa. Antes, enquanto viveu em Silicon Valley, fundou a @Home´s International Operations e como Director do Corporate Development em Excite@Home, foi conjuntamente o responsável pelo desenvolvimento de estratégias e negócios fora da América do Norte.
Simon Levene formou-se na Universidade de Cambridge, foi um "Choate Fellow" na Harvard´s Graduate School of Arts and Sciences e obteve o o diploma de mestre em administração de empresas na Harvard Business School.

Yuval Rakavy
Direcção


Yuval Rakavy é um guru da tecnologia, reconhecido na indústria de alta tecnologia israelita.
Foi co-fundador e director técnico na BRM Techologies. Durante mais de uma década, desempenhou um papel essencial na área de I&D e na arquitectura do produto da Check Point Software Technologies, BackWeb Technologies e de muitas outras novas empresas.
Rakavy é particularmente eficiente na identificação de ferramentas de desenvolvimento de vanguarda, integrando-as no plano tecnológico de uma empresa numa fase ainda inicial. A sua criatividade é acompanhada por uma incomparável sensibilidade para as necessidades tecnológicas de uma empresa em início de actividade.
Estudou Ciências da Computação na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel.


Aviv Raiz
Direcção

Aviv Raiz é membro da comunidade de negócios israelita e é o principal investidor por detrás de várias iniciativas de sucesso. É o presidente e único proprietário da Eurotrust Ltd., uma conhecida empresa de câmbio que inclui algumas das mais proeminentes empresas israelitas na sua carteira de clientes. Nos últimos 10 anos, Aviv Raiz investiu em várias empresas de alta tecnologia, biotecnologia e do ramo imobiliário, diversificando largamente os seus investimentos.
Licenciou-se em Economia e Ciência Política pela Universidade de Telavive, e obteve um Mestrado em Finanças.



Professora Doutora Sara Japhet
Conselheira

Sara Japhet é uma distinguida professora na Universidade Hebraica de Jerusalém, com o título de ‘Professor Emeritus of Bible’. É especialista em história do período bíblico, em literatura e religião da Bíblia e em história da exegese judaica. Em 2004, foi agraciada com o prestigiado Prémio Israel pelo seu trabalho de investigação bíblica e, em Maio de 2006, foi eleita presidente da World Union of Jewish Studies (União Mundial de Estudos Judaicos).
É membro de várias associações científicas e também da direcção da World Association for Jewish Studies (Associação Mundial para os Estudos Judaicos). Possui extensa obra publicada, vários livros e muitos artigos e é membro de várias organizações académicas. É professora visitante na Universidade da Califórnia, em Bekerley, na Universidade de Harvard e no Jewish Theological Seminary (Seminário Teológico Judaico) Foi também membro 'Fellow' do Wolfson College, Universidade de Oxford e do Center for Advanced Judaic Studies em Filadélfia.
Na Universidade Hebraica de Jerusalém, realizou o Mestrado em estudos bíblicos, obtendo a classificação de Muito Bom com distinção e louvor, e recebeu o Doutoramento com distinção em 1973. Foi nomeada leitora e, seguidamente, leitora sénior, professora associada e professora catedrática. Entre 1984 e 1986 ocupou o cargo de chefia do Departamento da Bíblia, a que se seguiu a chefia do Instituto de Estudos Judaicos. Entre 1997 e 2001 desempenhou o cargo de directora da Biblioteca Nacional e Universitária Judaica.


Craig Sherman
Conselheiro


Craig Sherman é o director executivo da Gaia Online, uma comunidade de 'personificação' (roleplaying) em banda desenhada animada.
Foi o director de operações do MyFamily.com, contribuindo para um aumento das vendas da empresa, dos vinte e três milhões para cento e cinquenta milhões de dólares. Sob a sua direcção, Craig ajudou a que a empresa se voltasse a concentrar no negócio de subscrição dos consumidores e cresceu de duzentos mil para dois milhões de subscritores, conduzindo a empresa de uma situação de prejuízo significativo para uma posição lucrativa. Integrou o MyFamily.com depois de a empresa ter adquirido a ThirdAge Media, onde ele detinha os cargos de vice-presidente executivo e director geral.
Craig Sherman desempenhou também vários cargos de gestão qualificada por todo o mundo. Como vice-presidente regional do American International Group (AIG), dirigiu as iniciativas da AIG em marketing e comércio electrónico no Japão e na Coreia, tendo como resultado mais de seis mil milhões de dólares de rendimento anual. Quintuplicou a taxa de crescimento da sua divisão e dirigiu o sítio número um em seguros do Japão.
Anteriormente ao cargo ocupado na AIG, Craig Sherman foi presidente e director executivo da Cendant Japan, onde lançou a empresa de 'joint venture', alcançou os quinhentos mil clientes com subscrição paga e atingiu lucros operacionais mais cedo do que o planeado.
Formou-se na Universidade de Princeton, com a classificação de Muito Bom com Distinção.