Saturday, April 26, 2008

Instinto e estratégia nos negócios

Andre-Moshe Pereira

Presidente (A-G) – CCLI
Coordenador Kadima Newsletter

Viva Medinat Israel
Toda a estrutura é organizada como um jogo de xadrez, onde cada membro do grupo é como uma peça, que deveria cumprir exactamente na sua função para que o objectivo final da acção se realize. Assim é a CCLI.

A economia e a gestão estratégicas revelam o valor de forma extremamente subtil. Pelo seu carácter tipicamente comercial, industrial e financeira, a grande maioria dos investimentos esbarram em clichés e situações previsíveis com que o público rapidamente se identificaria. No entanto, há um certo grupo restrito de investidores que, mesmo dentro dos limites desse paradigma económico múltiplo, conseguem extrair nas entrelinhas dos seus investimentos um carácter essencialmente inovador e revolucionário.

O grupo de empresários concentrado na CCLI visa a excelência e manifestam o seu interesse em lidar com grandes expoentes da investigação e desenvolvimento, e pensamos que reconheceu o valor económico de um certo modo de fazer negócios que é único e vem de Israel. Isto é, tais negócios têm uma assinatura como a Wex Trust Corporation de Telaviv, a Shamir Optical Solutions de Telaviv da Indústria optoelectrónica e agora da Biomed com a Drª Ruti Alon.

Tais negócios têm uma assinatura como um quadro de Van Gogh ou Rembrandt ou um livro de Dostoievsky ou Kafka. Esse estilo, nós da CCLI, cremos que se manifesta essencialmente no diálogo empresarial e na potencialidades abertas entre o mercado em que Portugal se integra, a UE, e o mundo altamente sofisticado do ponto de vista empresarial e científico-tecnológico que é Israel Moderno de que agora celebramos os 60 Anos de Medinat Israel.

Essa introdução é necessária porque a única certeza que temos de ver o tecido empresarial português melhorado é que eles possuam inegavelmente uma assinatura. Isto é, acima de tudo estamos vendo como uma Obra. A Obra Shamir ou a Obra Biomed, ou Zuripal ou Aldeamento Real, ou…como se estivéssemos a assistir a um filme de Stanley Kubrick, com prazer e ganho.
Ou a apreciar uma peça de uso cosmético da Esthée Lauder ou a sentir um perfume de Calvin Klein ou a vestir umas calças Lévi-Strauss, ou a apreciar um Excelente Porto Quinta da Peça.

Mas se seu carácter autoral é inegável, é curioso ver como se metamorfoseia ao longo de vários anos; cada nova empresa é uma grande ruptura em relação ao ciclo económico anterior e nisso se revela uma cultura económica única e que dá uma contribuição fundamental para a percepção da vida económica cuja natureza é essencialmente exigente porque estribada em macrotendências que se anunciam sobre as outras marcas e valores societais à frente do seu tempo, influenciando, e conquistando novos Mundos.