Friday, April 21, 2006

Alguns Arquivos da Rua da Judiaria

Agradecemos-te Nuno Josué o que tens feito, o que fazes.

500 Anos: O massacre de Lisboa VIISunday, April 9th, 2006
Testemunhos
A perseguição e matança dos hebreus não permite que hesitemos nas fórmulas do carácter fero de D. Manuel, que nem ao menos era fanático: sacrificava à sua luxúria por uma princesa de Castela as vidas dos hebreus, a melhor artéria da riqueza nacional; e, para contemporizar o erário com piedade, deixava matar sumariamente os judeus depois que ele os espoliava.”
Camilo Castelo Branco (1825-1890), in “D. Luiz de Portugal, Neto do Prior do Crato (quadro histórico)”, Porto 1883.
ADENDA: Renovo mais uma vez o desafio feito antes aqui: que no dia 19 de Abril vão à Baixa de Lisboa e no Rossio acendam uma vela simbólica por cada uma das vítimas. Quatro mil velas que iluminem a memória.
ADENDA II: Existe …
Posted in História, Antisemitismo, Judeus Portugueses, Kaddish

-->
500 Anos: O massacre de Lisboa VITuesday, April 4th, 2006
Testemunhos
Era na Primavera de 1506. A irregularidade das estações nos dois anos antecedentes, irregularidade que se protraiu até ao ano seguinte, deu em resultado a fome. Ainda naquela época a falta de subsistências trazia, em regra, por companheiro um flagelo, então trivial, não só por esta, mas também por outras causas. Era a peste.Desde Janeiro que a peste redobrava de intensidade em Lisboa, e nos princípios de Abril era tal o progresso da epidemia que a mortalidade subia em alguns dias ao número de cento e trinta indivíduos. Faziam-se preces públicas, a 15 do mês ordenou-se uma procissão de penitência, que, saindo da Igreja de S. Estevão, se recolheu na de S. Domingos, seguindo-se a celebração de preces solenes. …
Posted in História, Antisemitismo, Judeus Portugueses

-->
500 Anos: O massacre de Lisboa VMonday, March 27th, 2006
Testemunhos
Antes que el Rei fosse de Lisboa para Almeirim, ordenou Tristão da Cunha à Índia por capitão de uma armada, da qual, e do que nesta viagem se fez se dirá adiante, no ano de mil quinhentos e oito, em que tornou. Pelo que nestes dois capítulos, que são já derradeiros desta primeira parte tratarei de um tumulto, e levantamento, que aos dezanove dias de Abril, deste ano de mil quinhentos e seis, em Domingo de Pascoela fez em Lisboa contra os cristãos-novos, que foi pela maneira seguinte. No mosteiro de São Domingos da dita cidade estava uma capela a que chamava de Jesus, e nela um crucifixo, em que foi então visto um sinal, a que davam cor de …
Posted in História, Antisemitismo, Judeus Portugueses, Kaddish

-->
500 Anos: O massacre de Lisboa IVWednesday, March 22nd, 2006
Testemunhos
A Matança de Portugal. Ano 5266 1. Não bastou have-los trazido com tanta sem razão e injustiça à sua fé afastando-os da Lei com que nasceram, mas ainda assim não os deixavam viver quietamente, denostando-os, injuriando-os, abatendo-os, e tratando-os com baixeza e desprezo, e isto não o levaram em paciência, e lhes levantavam aleives e falsos testemunhos para os destruir e arrancar do mundo, pregando os pregadores nos púlpitos, e dizendo os senhores em lugares públicos, e os cidadãos e vilãos nas praças, que qualquer fome, peste ou terremoto que vinha à terra era por não serem bons cristãos: e que secretamente judaizavam; Assim que alcançando alguns intrínsecos amigos a vontade do povo quanto inclinada estava em seu dano, …
Posted in História, Antisemitismo, Judeus Portugueses, Kaddish


-->
500 Anos: O massacre de Lisboa IIFriday, March 17th, 2006
Testemunhos
A matança que ocorreu lá, em Lisboa:Estando eu fora da cidade, contaram-me dias depois ao regressar que os dois não podem ser comparados, tendo em comum apenas a crueldade e a extrema dor1. O que me contou um ancião é o que a seguir relato.Na noite de Páscoa os cristãos encontraram marranos2 sentados à mesa com pão ázimo e ervas amargas, seguindo os rituais da Páscoa, e trouxeram-nos perante o rei, que ordenou que fossem eles encarcerados na prisão até que a sentença fosse determinada. Naquela altura havia fome e seca pelo reino, e os cristãos juntaram-se e disseram: “Porque faz o Senhor isto a nós e à nossa terra senão por causa da culpa dos judeus?” E …
Posted in História, Antisemitismo, Judeus Portugueses, Kaddish

-->
500 anos: O massacre de LisboaWednesday, March 15th, 2006
1506-2006
Vai fazer exactamente 500 anos, nos dias 19, 20 e 21 de Abril, que um cataclismo se abateu sobre Lisboa. A alma da Capital do Império sofreu um abalo tão grande – senão mesmo maior – quanto aquele que a haveria de destruir em 1755. Durante três dias, em nome de um fanatismo sanguinário, mais de 4 mil pessoas perderam a vida numa matança sem precedentes em Portugal.Como vozes que teimam em emergir de entre as poeiras da História, cronistas como Damião de Góis e Samuel Usque deixaram relatos detalhados dos motins sangrentos. Contam os testemunhos que tudo terá começado na Baixa, no dia 19 de Abril de 1506, um domingo, na Igreja de São Domingos, quando alguém gritou …
Posted in História, Antisemitismo, Judeus Portugueses, Kaddish

-->
Abraham Lopes Cardozo זצ"לThursday, February 23rd, 2006
Rabino Abraham Lopes Cardozo (1914-2006), responsável pela preservação da tradição musical dos judeus portugueses, faleceu na terça-feira, em Nova Iorque, aos 91 anos.
Para Ouvir:
Abraham Lopes Cardozo: Mizmor le-David
O rabino Abraham Lopes Cardozo, hazzan emérito da Sinagoga Portuguesa de Nova Iorque e reconhecido pelos seus esforços na preservação da música tradicional dos judeus portugueses da Diáspora, morreu na passada terça-feira, dia 21 de Fevereiro, aos 91 anos de idade. Lopes Cardozo faleceu num hospital de Manhattan, em Nova Iorque. Abraham Lopes Cardoso foi responsável pela condução musical dos serviços litúrgicos da sinagoga portuguesa de Manhattan, Shearith Israel – a mais antiga sinagoga dos Estados Unidos, fundada em 1654 – entre 1946 e 1984, altura em que se reformou.Nascido a 27 …
Posted in Judeus Portugueses, Kaddish

-->
Johann Philipp ReisWednesday, December 7th, 2005
O judeu “português” que inventou o Telefone
Johann Philipp Reis (1834-1874), inventor alemão descendente de judeus portugueses.
Johann Reis nasceu a 7 de Janeiro de 1834 na pequena cidade de Gelnhausen, próximo de Frankfurt, na Alemanha. O seu pai, Segismundo Reis, um padeiro de parcos recursos, era filho de judeus sefarditas portugueses oriundos da Beira Baixa que emigraram para a Alemanha nos finais do século XVIII, juntando-se inicialmente à florescente comunidade de judeus portugueses estabelecidos em Hamburgo.Órfão de mãe aos 11 meses, Johann Philipp Reis perdeu também o pai quando tinha apenas 10 anos, sendo criado pela avó materna, uma Judia portuguesa extremamente culta e bastante religiosa. Estudante talentoso desde tenra idade, Johann Reis passava horas na biblioteca do colégio, o …
Posted in Judeus Portugueses

-->
Camille Pissarro, um pintor “transmontano”Sunday, November 13th, 2005
Pissarro, pai do Impressionismo, descendente de judeus portugueses de Trás-os-Montes.
Até há pouco tempo, quando se discutia a paternidade da pintura moderna, o consenso parecia apontar para um único nome: Paul Cézanne. Nas últimas décadas, no entanto, um número crescente de historiadores de arte começou a questionar este pressuposto, olhando antes para Camille Pissarro, amigo e mestre de Cézanne, como o verdadeiro precursor da revolução que transformaria radicalmente a pintura na última metade do século XIX. Jacob Camille Pissarro, de seu nome completo, era filho de Abraham (Frederic) Gabriel Pissarro, um judeu “marrano” português, transmontano de Bragança, que ainda criança (nos finais do século XVIII) emigrara com os pais para Bordéus, onde na altura existia uma comunidade significativa de judeus portugueses …
Posted in Pintura & Fotografia, Judeus Portugueses

-->
Sinagoga secreta descoberta no PortoThursday, November 3rd, 2005
Ekhal, a Arca da Scola Grande Tedesca, na sinagoga de Campo Ghetto Nuovo, Veneza.
Vestígios de uma sinagoga secreta dos finais do século XVI foram recentemente descobertos no Porto, na Rua de S. Miguel, numa casa comprada há quatro anos pelo pároco de Nossa Senhora da Vitória. Encontrado por acidente durante uma obras, um nicho emparedado foi identificado por especialistas como um ekhal (pronunciado “errál”), a reentrância onde eram guardados os rolos da Torá, a parte mais sagrada da sinagoga, também conhecida simplesmente como Arca (aron ha’kodesh – ארון הקדש). Este achado reveste-se de uma importância histórica notável, provando a existência de uma sinagoga secreta no Porto mais de um século após a conversão forçada dos judeus portugueses, decretada por D. …
Posted in História, Judeus Portugueses

-->
O Terramoto de Lisboa, os judeus e a InquisiçãoTuesday, November 1st, 2005
Às 9h20 da manhã de 1 de Novembro de 1755, há exactamente 250 anos, Lisboa era varrida pelo primeiro de uma série de três violentos abalos sísmicos. Em breves minutos, uma das mais belas capitais europeias ficaria irreconhecível, irremediavelmente destruída por um dos mais devastadores terramotos da História – que, segundo os geólogos modernos, terá atingido uma magnitude de 9 na escala de Richter. Entre 60 a 100 mil pessoas perderam a vida nos escombros (cerca de metade da população da capital portuguesa na época).Escassos quatro meses após o terramoto de Lisboa, a 11 de Março de 1756, uma quinta-feira (9 de Adar II de 5516, segundo o calendário hebraico, cinco dias antes do festival judaico de Purim), os …
Posted in História, Judeus Portugueses

-->
Rabino Abraham Assor זצ"לSunday, October 16th, 2005
Em Saudosa Memória(Tânger, 7 de Setembro de 1920 – Lisboa 15 de Outubro de 1993)
Rabino Abraham Assor זצ"ל, fotografado por Yale Strom.
De acordo com a Halakhá (a Lei Judaica), o arrependimento, a providência e a profecia expressam a missão de criar. No Talmude, está escrito que ser judeu é mais uma acção do que uma crença, é mais fazer pelos outros do que ter fé. Modelo de homem judeu, de bondade, de humanidade, de justiça e de tolerância, o rabino Abraham Assor, sempre dedicado à sua comunidade, construiu um exemplo.Deus permita que o saibamos lembrar.”
Joshua Ruah, ex-presidente da comunidade judaica de LisboaSivan 5760 (Junho de 2000)
Posted in Judeus Portugueses, Kaddish

-->
Mazel Tov Mr. Pinter!Friday, October 14th, 2005
Será Harold Pinter descendente de judeus portugueses?
Posted in Poesia & Literatura, Judeus Portugueses

-->
“O Dia da Chegada”Wednesday, September 7th, 2005
Os judeus portugueses nas Américas
[Este post integra-se num “blogburst” promovido por Jonathan Edelstein, destinado a celebrar Arrival Day, o Dia da Chegada, que assinala o aniversário do desembarque dos primeiros judeus em Nova Iorque, a 7 de Setembro de 1654]
Nova Amsterdão. Gravura da autoria do cartógrafo Peter Schenk.Atlas Hecatompolis.
Os nomes de família dos primeiros judeus americanos soam estranhamente familiares: Dias, Costa, Cardozo, Faro, Ferreira, Fonseca, Gomes, Lucena, Navarro, Nunes, Henriques, Machado, Maduro, Mendes, Mesquita, Pacheco, Peixotto, Pereira, Pinto, Penha, Seixas… Eram portugueses. Judeus portugueses do século XVII. Muitos deles “cristãos-novos”, que finalmente descartavam a capa que foram obrigados a envergar para escapar às fogueiras inquisitoriais; que ali procuravam abrigo, um refúgio da intolerância que mergulhava Portugal numa histeria de …
Posted in História, Judeus Portugueses

-->
Acção de GraçasThursday, August 18th, 2005
David Abenatar Melo
Posted in Poesia & Literatura, Judeus Portugueses

-->
O rabino abolicionistaWednesday, July 27th, 2005
“Não são as vitórias da União mas sim as da Liberdade que devemos celebrar, meus amigos. O que é união quando existe degradação humana? Quem ousaria afixar novamente o selo à amarra que consignou milhões ao cativeiro? Não eu, o escravo alforriado de Mizraim [Egipto]. Nem vós, cujo lema é progresso e civilização.” Escrito nas páginas do Philadelphia Inquirer, a 25 de Novembro de 1864, ainda em plena guerra civil americana, este parágrafo em defesa do fim da escravatura definia a essência da visão humanista do seu autor: Sabato Morais, rabino da Sinagoga Portuguesa Mikveh Israel, de Filadélfia, nos Estados Unidos.Um dos mais influentes rabinos da história do judaísmo americano, Sabato Morais era descendente de judeus “marranos” portugueses forçados …
Posted in História, Judeus Portugueses

-->
Joshua Benoliel em retrospectivaFriday, May 20th, 2005
Joshua Benoliel - Embarque do Corpo Expedicionário Português para a Flandres,Cais de Santa Apolónia, Lisboa, 1917
A edição deste ano da bienal de fotografia LisboaPhoto integra uma notável retrospectiva – a primeira do género – dedicada ao trabalho de Joshua Benoliel, considerado o pai do foto-jornalismo português. Nascido em Lisboa, em 1873, Joshua Benoliel captou com a sua objectiva alguns dos momentos mais marcantes da história portuguesa do início do século XX: do assassinato do rei D. Carlos, em 1908, à participação portuguesa na Grande Guerra de 1914-18, passando pela implantação da república, em 1910, e pela “revolução” de Sidónio Pais, em 1917.Judeu, membro activo da comunidade judaica de Lisboa e frequentador assíduo dos serviços religiosos da sinagoga Shaaré Tikvá …
Posted in Pintura & Fotografia, Judeus Portugueses

-->
António José da Silva, o Judeu – 300 anosSunday, May 8th, 2005
António José da Silva
Posted in Poesia & Literatura, História, Judeus Portugueses

-->
Emma LazarusWednesday, May 4th, 2005
O Novo Colosso
Posted in Poesia & Literatura, Judeus Portugueses

-->
Yosef Caro: um rabino português no exílioWednesday, April 13th, 2005
Dentro de poucos dias, segundo o calendário hebraico, comemora-se o 430° aniversário da morte do rabino quinhentista Yosef Caro (1488–1575), considerado o maior codificador da Lei Judaica. O rabino Yosef ben Ephraim Caro (יוסף בן אפריים קארו), muitas vezes erroneamente identificado como espanhol, nasceu em Portugal em 1488, mas ainda criança foi obrigado a emigrar com a sua família para a Turquia na sequência do Decreto de Expulsão dos Judeus assinado por D. Manuel I em 1497 e das consequentes perseguições inquisitorais. Já adulto, Yosef Caro passaria ainda pela Bulgária e pela Grécia, fixando-se finalmente em Safed, a cidade dos cabalistas, na Galileia, onde faleceria, a 24 de Março de 1575 (13 de Nissan do ano de 5335 no calendário …
Posted in Judeus Portugueses

-->
A JudiaTuesday, January 4th, 2005
(poema de Tomás Ribeiro)
Posted in Poesia & Literatura, ♪ Músicas da Judiaria, Judeus Portugueses

-->
Uriah LevyWednesday, December 15th, 2004
O judeu português que salvou Monticello
Quando Uriah Levy visitou pela primeira vez, em 1825, a vasta propriedade na Virgínia que poucos anos antes pertencera a Thomas Jefferson, o terceiro presidente americano – um homem que ele admirava profundamente –, ficou chocado com o seu estado de degradação. Outrora imponente, Monticello estava virtualmente em ruínas.Apostado em conservar aquele que considerava ser um marco fundamental da história do país, Uriah comprou Monticello no ano seguinte, restaurando a mansão de Jefferson e abrindo-a ao público. O grande apreço que sentia por Jefferson tinha uma explicação: Uriah Levy era judeu – descendente de judeus portugueses – e a tolerância religiosa que Jefferson imprimira na matriz constitucional americana permitia aos judeus poderem desfrutar na …


Horror é..…descobrir nomes de família nas listas macabras de extermínio.
[Foto de Daniel Blaufuks. Pesquisa para o filme Under Strange Skies / Sob Céus Estranhos]
Posted in História, Judeus Portugueses

DiásporaMonday, September 20th, 2004
Antiga Sinagoga Portuguesa, sede actual do Manchester Jewish Museum, Reino Unido.
Posted in Pintura & Fotografia, Judeus Portugueses