Friday, May 29, 2009

Shavuot

Em Rosh Chodesh Sivan - primeiro dia do mês de Sivan - os Bnei Israel chegaram ao deserto de Choreb.

Por que Deus não entregou a Torá ao povo de Israel quando eles abandonaram o Egito? Por que Ele aguarda sete semanas?

Na metade do ano escolar, um jovem ficou doente e foi obrigado a ficar em casa na cama por várias semanas. Quando, finalmente, lhe foi permitido se levantar, sentia-se cansado e pálido.

Passaram-se alguns dias, o telefone toca na casa do jovem; era o diretor da escola, que pergunta ao pai do jovem: "Escutei que seu filho já não esta mais doente, é hora de retornar ao colégio!"

"Impossível!" protestou o pai. "Meu filho não está pronto para isso. Ainda deve ficar em casa por mais dois ou três meses, ganhar força e assim estará pronto para retornar.

Similarmente, Deus não considera os Bnei Israel aptos para receber a Torá imediatamente após sua partida do Egito. Ele disse: "Eles ainda sofrem os efeitos posteriores do trabalho escravo em terras egípcias. Deixemos que permaneçam no deserto por alguns poucos meses, comam a maná e bebam a água do Manancial. Quando se recuperarem, Eu lhes entregarei a Torá."

Quando os Bnei Israel abandonaram o Egito, muita rivalidade e contenda havia entre o povo. Eles abandonaram a cidade de Sucot tendo discussões, e quando acamparam em Etam, a discórdia prevalecia.

Finalmente, ao chegar ao deserto do Sinai, eles puseram fim a todas as disputas e se uniram.

No terceiro dia daquela semana, Deus convocou Moshé a subir a montanha e lhe deu as instruções relativas ao método de preparar o povo de Israel para receber a Torá. Moshé retornou ao anoitecer e transmitiu as palavras de Deus aos Anciãos na presença do povo.

Subseqüentemente lhes descreveu o castigo por transgredir as mitzvot e a recompensa por cumpri-las. Todo Klal Israel aceita então a Torá e responde: “Naasé - tudo o que Deus diz, nós faremos”.

Após terem pronunciado a palavra "naasé" e se purificarem por três dias, alcançaram novamente o nível de Adam antes de pecar, e assim estavam prontos para receber a Torá. Ainda antes de "matán Tora" - entrega da Tora - Deus cura todos os defeitos físicos de Klal Israel.

Quando Deus escolhe a montanha para entregar a Tora, uma discussão acontece entre as montanhas. Cada uma insistia: "A Torá será entregue sobre mim." Har Sinai foi a montanha escolhida, por ser pequena e nunca ter servido como um lugar de adoração de ídolos. Por isso, era digna de receber a Torá.