Friday, October 30, 2009

Lech Lechá

Lech Lechá 


[31 de Outubro de 2009/ 13 de Cheshvan de 5770]

 “Lech lechá meartzechá umimoladetchá umibeit avichá el haaretz asher areca”. Saia da sua terra e da sua pátria e da casa do seu e se dirija a terra que vou te mostrar.

Essas palavras que precisei conhecer de memória quando eu era aluno do Colégio Renascença indicam o início de uma revolução religiosa na narrativa bíblica. Deus se revela a Avram, nosso primeiro patriarca, e o convida a abandonar uma vida de idolatria, iniciando uma página nova na história da humanidade.

O chamado de Deus a Abrão fez com que ele desse origem ao Monoteísmo Ético e também ao nosso judaísmo. O Patriarca quebrou um importante paradigma e dirigiu-se à Canaã para começar uma nova filosofia religiosa.

Quando eu trabalho essa história com nossos alunos da Escola Lafer da CIP, nos perguntamos por que Deus chamava pessoas para importantes tarefas e hoje não nos chama para nada. Por qual motivo os personagens bíblicos recebiam mensagens de Deus para tarefas específicas e hoje precisamos tomar nossas próprias decisões de maneira autônoma.

Acredito que o ser humano deixou de compreender que o chamado de outro ser humano é um chamado de Deus.

No mundo contemporâneo passamos a nos preocupar com nossas necessidades individuais. Na melhor das hipóteses, cuidamos também de nossas famílias. Aquelas pessoas muito altruístas ainda se preocupam com suas comunidades. No entanto, são poucos os seres humanos que possuem empatia e defendem a dignidade de qualquer outro ser humano.

Que Deus nos ajude a compreender que o chamado do homem é sempre um chamado de Deus.


Shabat Shalom
Rabino Michel Schlesinger